ATENDIMENTO
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO AEE
ATIVIDADE
PARA SE TRABALHA COM PESSOAS COM TGD OU TEA
Atividades interativas para o desenvolvimento de habilidades
As
atividades interativas abaixo são exemplos de como procuramos
elaborar atividades educacionais divertidas com o objetivo de
promover o desenvolvimento das habilidades socioemocionais,
cognitivas, sensório-motoras e de comunicação de pessoas com
diagnósticos do Espectro do Autismo, Transtornos Globais do
Desenvolvimento, Síndrome de Asperger e características similares.
Nosso objetivo é inspirar a pessoa com dificuldades de interação e
comunicação para que ela queira interagir conosco e, dentro desta
interação prazerosa, aprenda novas habilidades.
Cócegas do personagem favorito
Interesses:
Cócegas,
suspense, vozes de personagens, máscaras, o personagem favorito de
sua criança (por exemplo, o Pablo do desenho animado dos
Backyardigans).
Metas principais:
Comunicação
verbal.
Desenvolver período de atenção compartilhada de 5min ou
mais.
Ação motivadora (o papel do adulto):
O
adulto veste uma máscara, age e fala como o Pablo – personagem dos
Backyardigans favorito da criança – enquanto faz cócegas na
criança.
Solicitação (o papel da criança):
A
criança falar a palavra “Cócega” para pedir que o adulto faça
cócegas nela.
Estrutura da atividade:
O
adulto fantasiado informa que ele agora é o Pablo, imita a voz e os
trejeitos do personagem e, com animação, anuncia que vai fazer
cócegas na criança. Se a criança permitir a aproximação do
adulto, ele faz cócegas nela sem pedir nada em troca, apenas faz
cócegas e nomeia sua ação dizendo de forma clara e divertida a
palavra “Cócega!”. O adulto estabelece uma atividade cíclica em
que ele faz cócegas por alguns momentos, afasta-se fazendo suspense
e, de forma previsível volta a fazer cócegas novamente, repetindo
diversos ciclos sem pedir nada à criança, apenas fazendo a ação
motivadora de graça, pausando por alguns segundos, fazendo a ação
novamente, pausando, e assim por diante. A modelagem da palavra
“Cócega” permanece durante todos os ciclos, ou seja, o adulto
continua dizendo para a criança a palavra “Cócega” enquanto faz
cócegas e enquanto faz cada pausa com suspense. Quando a criança
encontra-se altamente motivada pela ação do adulto, demonstrando
este interesse através de olhares, sorrisos, gestos, sons ou
palavras, o adulto passa a solicitar durante a pausa da ação que a
criança fale a palavra “Cócega”. A solicitação é um convite
animado, e não uma ordem. O adulto estimula a criança a falar e
responde a qualquer tentativa de fala com uma celebração e a volta
da ação desejada por ela. Desta forma, o adulto mostra para a
criança a função de sua comunicação verbal, o poder de seus sons
e palavras. Nos próximos ciclos da brincadeira, enquanto a criança
continua altamente motivada, o adulto a estimula a falar a palavra
modelada de forma a comunicar o desejo dela pela continuidade da
ação.
Variações:
Podemos
ajustar o grau do desafio desta atividade quando a criança já
consegue falar “Cócega” com facilidade e constância e solicitar
que ela fale uma combinação de 2 a 3 palavras, por exemplo, “Quero
cócega”, ou “Faça cócega”, ou “Cócega na barriga”, ou
“Cócega na perna”. Estabelecemos uma combinação de palavras de
acordo com o contexto, passamos a modelar esta sentença ao oferecer
a ação para a criança e, na pausa da ação, solicitamos que ela
fale aquela sentença. No exemplo da atividade acima, o adulto então
passa a falar “Quero cócega” enquanto faz cócega na criança e
quando pausa a ação esperando que a ela fale. Pode parecer
estranho, mas neste momento, estamos oferecendo um modelo para a
criança da sentença exata que ela poderia falar para pedir pela
ação.
Para
ajudar a criança a manter-se motivada durante a interação e
prolongar o tempo de duração da atividade, podemos inserir em
alguns ciclos pequenas variações na ação motivadora, por exemplo,
oferecer diferentes formas e intensidades de cócegas, cócegas em
diferentes partes do corpo, o Pablo pode trazer objetos ou fantoches
para que estes façam cócegas na criança, o Pablo pode andar em
câmera lenta, andar em passos largos, andar em passos miudinhos,
cantar, dançar, espirrar dramaticamente e até cair no chão antes
de fazer cócegas na criança. Comédia pastelão costuma ser bem
recebida por muitas de nossas crianças a adultos dentro do espectro
do autismo.
Caso
a criança não se interesse pelo personagem Pablo, podemos manter a
atividade original e modificar o personagem de acordo com os
interesses dela, por exemplo, transformando-nos em um pato ou
cachorro que faz cócegas se estes forem seus animais favoritos. Se
ela gosta dos personagens da animação “Carros”, da Disney,
podemos ser o McQueen ou o Mate que adora andar pelo quarto
“acelerando seus motores” e fazendo cócegas nela.
Bastante interessante essa sua sugestão de atividades, adorei! Parabéns!!!
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