ATENDIMENTO
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
PLANO DE AEE - PARA PESSOA COM SURDEZ
GRUPO: CAMINHOS DA INCLUSÃO
COMPONENTES: Francisca Neide Avelar, Irlanda Nascimento e Silvia Pessoa
Série: 1o Ano - Ensino Médio
Áreas do conhecimento: Geografia, Ciências e História
Conteúdo: Formas de uso da água:
* Demanda agropecuária;
* Demanda residencial e comercial;
* Demanda industrial;
* Geração de energia;
* Questões ambientais: contaminação e poluição de recursos hídricos.
1 - Identificação do Aluno
Higor Andrade Vinhal, nascido em 20/10/1997, 16 anos, filho do casal Délcio Soares Vinhal e Neila Soares de Andrade, residente à rua dos Bentevis, 476, bairro JD das Palmeiras, Uberlândia-MG. Atualmente com 16 anos idade, está regularmente matriculado na Fundação Conviver para Ser- AMEDUCA - Complexo Educacional, cursando o 1ºano do Ensino Médio.
2 - Relato do Caso
Higor está matriculado no 1º ano do ensino médio, na Fundação Conviver Para Ser, localizada na cidade em que a família reside. Apresenta diagnóstico de perda auditiva bilateral de grau severo a profundo, causada por um problema genético.
Possui um bom domínio de Libras, e desempenho favorável em seu desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo. Contudo, apresenta dificuldades na Língua Portuguesa na modalidade escrita, principalmente na compreensão dos conteúdos de geografia e ciências e ainda não realiza com autonomia as tarefas escolares.
3 - Características do Aluno
É um adolescente que se relaciona bem com os familiares e amigos. Gosta de esportes, e de passear. Usa o computador, inclusive a internet com destreza. Ainda não possui namorada. Não apresenta déficit cognitivo. Conhece e utiliza a LIBRAS no seu dia a dia, no entanto apresenta ainda dificuldades em Língua Portuguesa na modalidade escrita. Apresenta boa habilidade motora, participando, inclusive, de esportes. A família é bastante participativa e envolvida com seu processo de desenvolvimento.
4 - Tipo de Problema
Dificuldade de adaptação com o AASI, ficando mais agressivo e ansioso por não conseguir se comunicar. Dificuldades no processo de ensino aprendizagem devido às práticas pedagógicas inadequadas e a falta de ambientes educacionais estimuladores que desafiam o pensamento e exercitam a capacidade perceptivo cognitivo.
PLANO DE AEE - PARA PESSOA COM SURDEZ
GRUPO: CAMINHOS DA INCLUSÃO
COMPONENTES: Francisca Neide Avelar, Irlanda Nascimento e Silvia Pessoa
Série: 1o Ano - Ensino Médio
Áreas do conhecimento: Geografia, Ciências e História
Conteúdo: Formas de uso da água:
* Demanda agropecuária;
* Demanda residencial e comercial;
* Demanda industrial;
* Geração de energia;
* Questões ambientais: contaminação e poluição de recursos hídricos.
1 - Identificação do Aluno
Higor Andrade Vinhal, nascido em 20/10/1997, 16 anos, filho do casal Délcio Soares Vinhal e Neila Soares de Andrade, residente à rua dos Bentevis, 476, bairro JD das Palmeiras, Uberlândia-MG. Atualmente com 16 anos idade, está regularmente matriculado na Fundação Conviver para Ser- AMEDUCA - Complexo Educacional, cursando o 1ºano do Ensino Médio.
2 - Relato do Caso
Higor está matriculado no 1º ano do ensino médio, na Fundação Conviver Para Ser, localizada na cidade em que a família reside. Apresenta diagnóstico de perda auditiva bilateral de grau severo a profundo, causada por um problema genético.
Possui um bom domínio de Libras, e desempenho favorável em seu desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo. Contudo, apresenta dificuldades na Língua Portuguesa na modalidade escrita, principalmente na compreensão dos conteúdos de geografia e ciências e ainda não realiza com autonomia as tarefas escolares.
3 - Características do Aluno
É um adolescente que se relaciona bem com os familiares e amigos. Gosta de esportes, e de passear. Usa o computador, inclusive a internet com destreza. Ainda não possui namorada. Não apresenta déficit cognitivo. Conhece e utiliza a LIBRAS no seu dia a dia, no entanto apresenta ainda dificuldades em Língua Portuguesa na modalidade escrita. Apresenta boa habilidade motora, participando, inclusive, de esportes. A família é bastante participativa e envolvida com seu processo de desenvolvimento.
4 - Tipo de Problema
Dificuldade de adaptação com o AASI, ficando mais agressivo e ansioso por não conseguir se comunicar. Dificuldades no processo de ensino aprendizagem devido às práticas pedagógicas inadequadas e a falta de ambientes educacionais estimuladores que desafiam o pensamento e exercitam a capacidade perceptivo cognitivo.
5 - Plano de Unidade de Ensino: “Formas de Uso da Água” - AEE em Libras
6 – Objetivos Específicos:
• Identificar a produção de energia a partir de usinas hidrelétricas no Brasil e no mundo, avaliando o potencial energético e a capacidade instalada em diferentes bacias hidrográficas;
• Compreender as noções de uso da água, uso com intervenção e sem intervenção e uso sustentável dos recursos hídricos;
• Assimilar as práticas e situações que comprometem a disponibilidade de água no Brasil.
7 – Conteúdos:
Formas de uso da água:
* Demanda agropecuária;
* Demanda residencial e comercial;
* Demanda industrial;
* Geração de energia;
* Questões ambientais: contaminação e poluição de recursos hídricos.
8 – Desenvolvimento Metodológico:
AULA 01 –
Será apresentado slides e vídeo sobre a água, mostrado quadros com síntese a respeito do uso da água, de maneira que o aluno possa interagir e criar hipóteses a respeito das perguntas a seguir: 1- Qual é o destino da água disponível? 2- Quais são os setores que mais consomem água? 3- Existem usos que não comprometem as reservas? Quais são eles?
• Deverá ser preparado listas com possíveis usos da água, quadros e desenhos com classificações sobre os usos, setores e suas repercussões em relação às reservas do recurso.
AULA 02 –
• Será utilizado vídeo “A água e suas fontes de energias” mostrando as diferenças entre as fontes de energias: naturais e artificiais. Sinopse: Um rio é uma fonte de energia natural, portador de uma energia primária, a hidráulica. Já a usina hidrelétrica é uma fonte de energia artificial, que transforma energia hidráulica (primária) em eletricidade (secundária). Depois será feito cartazes com o tema pra ser exposto na sala;
• Construção de álbum com desenhos e gravuras;
AULA 03-
• Fazer pesquisa na internet sobre a demanda de água na agropecuária, residencial, comercial e industrial;
• Fazer maquete sobre o tema.
9 – Recursos Didáticos:
DVD player; vídeos, revistas, jornais, cartazes, computador; livro, maquete etc.
10 – Parceiros e Colaboradores:
Professor de sala de aula, Professor do AEE e aluno.
11- Avaliação:
A avaliação será processual observando os seguintes aspectos: sociabilidade, cognição, afetividade, motricidade, aptidões, interesses, habilidades e talentos através do entendimento do conhecimento em estudo.
PLANO DE AEE PPARA PESSOA SURDA – Ensino da Língua Portuguesa
1- Objetivos Específicos:
• Desenvolver a expressão comunicativa, a argumentação e a conscientização em relação à política e ao voto, além de reconhecer a variedade linguistica que deverá ser utilizada nos textos.
• Oferecer ao aluno a pluralidade dos discursos a respeito do conteúdo água, para que este possa ter oportunidade de interação com os mais variados tipos de situação, através de um amplo acervo textual em língua Portuguesa.
2- Conteúdos:
• Formas de uso da água através de Leitura interpretação compreensão de textos;
• Gêneros textuais: Textos narrativos sobre a água.
3- Desenvolvimento Metodológico:
• Escrever juntamente com o aluno um texto narrativo, depois recortar dividindo o texto em pedaços, colocar dentro de uma caixinha, depois montar o texto inteiro com o aluno;
• Pesquisa no dicionário de palavras desconhecidas;
• Pesquisa na internet sobre o assunto água e no dicionário palavras do texto desconhecidas e montar álbum com as palavras, sinônimos e significados.
4- Recursos Didáticos:
Revistas, jornais, cartazes, computador, livro, caderno etc.
5- Parceiros e colaboradores:
• Professor de Língua Portuguesa;
• Professor do AEE;
• Aluno.
6- Avaliação:
A avaliação deverá ser contínua e processual com o objetivo de alcançar estruturas gramaticalmente corretas, avaliando o estudo dessa língua nos níveis morfológicos, sintáticos e semântico-pragmático, levando Ricardo a perceber a estrutura da língua através de atividades diversificadas, trabalhando o sentido das palavras de forma contextualizada, respeitando e explorando a estrutura gramatical da Língua Portuguesa.
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